Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Nova ferramenta no site do planalto é importante para o exercício da advocacia

Como consultar julgados correlatos ao artigo de lei

Publicado por Elaine Brito Azevedo
há 4 anos

A jurisprudência tem um papel de relevo no direito brasileiro e é um elemento que vai além de um apanhado de decisões, mostrando como os tribunais pensam e interpretam as leis.

Nesse sentido, o site do planalto lançou uma nova ferramenta em que a constituição federal, leis federais e alguns decretos que estão disponíveis no portal do planalto agora vem com um símbolo judicial antes de cada artigo que, servindo como links, dão acesso às decisões do Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal, correlatas ao artigo selecionado.

Por exemplo, nos códigos civil e de processo civil há um martelinho antes do artigo. Já na constituição federal, observa-se o símbolo de uma balança, também precedendo os seus artigos. Ao clicar nesses símbolos, martelinho ou a balança, tão conhecidos na área do direito e da justiça, disponibilizam-se as decisões judicais.

A consulta às legislações supra mencionadas por meio do site oficial do planalto, agora passa a contar com essa mais nova ferramenta que permite a visualização de decisões do STJ e STF, referentes ao artigo de lei do seu interesse de consulta.

A novidade é uma excelente notícia para o acesso das pessoas que tenham interesse em determinada matéria, bem como para a sociedade de um modo em geral e sobretudo de grande relevância para o exercício da advocacia e outros profissionais do direito. Pode-se então perceber, que a tecnologia mais uma vez se torna grande aliada de advogados e da sociedade em busca de informações sérias sobre a legislação brasileira.

O projeto foi desenvolvido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam) em parceria com o Superior Tribunal de Justiça. O objetivo princiapal é consolidar em um só local as decisões vinculantes do STJ e do STF, e a jurisprudência do STJ.

Elaine Brito Azevedo Leite, Graduada em Direito pela Universidade Tiradentes, Advogada OAB/SE 12.606 em Aracaju - Sergipe, Esp. em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/MG. Graduada e Pós Graduada em Enfermagem pela Universidade Tiradentes. Membro da Comissão de Direito Médico e Saúde OAB – Sergipe. Contatos -> e-mail: elainebritoadvocacia@gmail.com | Cel: (79) 999372248 | Instagram: @lai.britto

  • Publicações4
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1131
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-ferramenta-no-site-do-planalto-e-importante-para-o-exercicio-da-advocacia/866984180

Informações relacionadas

Henrique Scremin, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo - Petição Busca de Bens - Bacenjud, Renajud e Infojud

Tribunal de Justiça do Mato Grosso
Jurisprudênciahá 14 anos

Tribunal de Justiça do Mato Grosso TJ-MT - Apelação / Reexame Necessário: REEX XXXXX-26.2009.8.11.0000 79500/2009

Notíciashá 4 anos

Planalto atualiza Constituição Federal e Códigos com julgados linkados aos artigos!

Diego Carvalho, Advogado
Modeloshá 6 anos

Modelo de petição de requisição de alvará de bloqueio via BacenJUD

Tamires Farias Lopes, Advogado
Modeloshá 3 anos

Pedido de Penhora de 30% do salário

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Você poderia me passar o link por favor? Obrigado. continuar lendo